tag:blogger.com,1999:blog-7790570056092757362024-02-02T09:32:42.474-08:00Alerta BullyingNotícias nos media para melhor entender o fenómeno Bullying e CyberBullyingUnknownnoreply@blogger.comBlogger31125tag:blogger.com,1999:blog-779057005609275736.post-2505333568528567042010-09-29T08:14:00.000-07:002010-09-29T08:17:30.974-07:00Grátis: Colecção / Biblioteca de Livros (e-book) sobre cyber bullyingPode consultar a "biblioteca" clicando <a href="http://site.ebrary.com/lib/cyberbullying">aqui</a>Unknownnoreply@blogger.com13tag:blogger.com,1999:blog-779057005609275736.post-51665028295501194492010-07-08T08:33:00.000-07:002010-07-08T08:36:03.659-07:00Mãe é condenada por cyberbullying praticado pelo filhoe pagará R$ 5 mil ao colega ofendido. Clique na ligação <a href="http://www.conjur.com.br/2010-jul-02/mae-responsabilizada-cyberbullying-praticado-filho">Mãe é responsabilizada por ofensas do filho na web</a> para saber mais.Unknownnoreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-779057005609275736.post-4423343276179585292010-07-08T08:28:00.000-07:002010-07-08T08:33:16.529-07:00O que todos precisam saber sobre bullyingDe acordo com o <a href="http://www.observatoriodainfancia.com.br/rubrique.php3?id_rubrique=19">Observatório da Infância</a> (clique no link).<br /><object width="480" height="385"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/mGbmqdGeokM&hl=pt_PT&fs=1&rel=0&color1=0x006699&color2=0x54abd6"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/mGbmqdGeokM&hl=pt_PT&fs=1&rel=0&color1=0x006699&color2=0x54abd6" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="480" height="385"></embed></object>Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-779057005609275736.post-38848882301051529002010-03-22T09:11:00.000-07:002010-03-22T09:14:28.591-07:00Leandro colocou o Bullying no centro das atenções<span style="font-style:italic;"><a href="http://www.educare.pt/educare/Actualidade.Noticia.aspx?contentid=7803CC2BD66BDB46E0400A0AB8002557&channelid&opsel=1">Bullying: fenómeno camuflado</a> A história de <a href="http://news.google.pt/news?hl=pt-PT&source=hp&q=Leandro%20Bullying&aql=&oq=&gs_rfai=&um=1&ie=UTF-8&sa=N&tab=wn">Leandro</a>, o menino que se atirou ao rio Tua supostamente por estar cansado das agressões dos colegas dos colegas da escola, colocou o bullying no centro das atenções. As escolas têm dificuldade em lidar com este problema e há investigadores que defendem uma campanha nacional de sensibilização.</span><br /><br />Continue a ler no <a href="http://www.educare.pt/educare/Actualidade.Noticia.aspx?contentid=7803CC2BD66BDB46E0400A0AB8002557&channelid&opsel=1">Educare</a>Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-779057005609275736.post-40796525570077967862010-03-10T08:53:00.000-08:002010-03-10T09:06:55.076-08:00O Cinema e o BullyingEsta é uma lista de <a href="http://bibliofilmes.blogspot.com/2010/03/top-10-filmes-sobre-bullying-3-baseados.html">10 Filmes</a> que abordam a temática (<a href="http://bibliofilmes.blogspot.com/2010/03/top-10-filmes-sobre-bullying-3-baseados.html">clique</a>). Tem mais sugestões? Deixe ficar nos comentários. Obrigado.Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-779057005609275736.post-52864737413554946732010-02-12T08:43:00.000-08:002010-02-12T08:49:54.741-08:00As várias definições de 'Bullying' pelos estudantesEstudo mostra que a definição de alunos bullies varia conforme investigadores. Leia + em <a href="http://www.sciencedaily.com/releases/2009/08/090810030056.htm">No Bullies Here: Student Labels Of 'Bullying' Can Be Misleading</a> (ScienceDaily)Unknownnoreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-779057005609275736.post-72444770928078867132010-02-12T08:40:00.000-08:002010-02-12T08:42:55.907-08:00'Cyberbullying' em Portugal<a href="http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1483066">A vida infernal das vítimas de humilhação pela Net </a>(clique para ler artigo no Diário de Notícias).<br /><br />"Fenómeno está a aumentar no país. As vítimas, crianças e adultos, não contam o drama que vivem com medo de represálias."<br /><br /><a href="http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1483285" rel="nofollow" target="_blank">Casos reais</a><br /><a href="http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1483107" rel="nofollow" target="_blank">Manual feito em português </a>Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-779057005609275736.post-76331282477729131962009-10-30T09:47:00.000-07:002009-10-30T09:53:13.670-07:00Estudo: Violência na Escola encarada com normalidade entre os jovens"A maioria dos adolescentes acha que o bullying em contexto escolar "sempre existiu e continuará a existir" e encaram com "pessimismo e resignação" o fenómeno, o que torna difícil uma intervenção eficaz e deixa pouca esperança à sua erradicação. São estas as principais conclusões de uma tese de doutoramento apresentada na Universidade de Granada, em Espanha, e que foi coordenada, entre outros, pela investigadora portuguesa Ana Maria Tomás Almeida, da Universidade do Minho.<br /><br />O objectivo deste trabalho foi analisar a perspectiva dos próprios protagonistas do fenómeno relativamente ao bullying, utilizando uma amostra de 1237 jovens entre os 11 e os 16 anos das cidades de Braga, Porto e Granada. O estudo conclui que entre os inquiridos 7,3 por cento são vítimas, 8,5 agressores e 84,1 por cento presenciam actos de violência entre colegas."<br /><br />Continue a ler a notícia do jornal Público de 29.10.2009, clicando <a href="http://jornal.publico.clix.pt/noticia/29-10-2009/violencia-encarada-com-normalidade-entre-os-jovens-18110075.htm">AQUI</a>.Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-779057005609275736.post-22477284782161094002009-02-20T08:25:00.000-08:002009-02-20T08:27:49.284-08:00Cliques em Segurança: Ciber Multidões<a class="entry-title-link" href="http://blog.ypsilon2.com/index.php/2009/02/11/klicksafe-cyber-mobbing/" target="_blank" rel="nofollow">Klicksafe: Cyber Mobbing</a><br />via <a class="entry-source-title" href="http://www.google.com/reader/view/feed/http%3A%2F%2Fblog.ypsilon2.com%2Findex.php%2Ffeed%2Frss2%2F" target="_blank" rel="nofollow">Ypsilon2</a><br /><br />Novo comercial para divulgar uma inciativa alemã, o <a title="Go to https://www.klicksafe.de" href="https://www.klicksafe.de/" target="_blank" rel="nofollow">Klicksafe</a>, um programa que procura conscientizar e alertar jovens e crianças sobre o conteúdo ilegal da internet e os riscos que esse conteúdo pode ocasionar. Um desses riscos é que a criança fique exposta a material inapropriado de índole sexual ou de natureza violenta, ou que a incentive a realizar atividades que são perigosas ou ilegais. Podem, além disso, encontrar inadvertidamente informação que seja degradante ou ofensiva. Sem contar o risco de fornecer informações ou proporcionar encontros que ponham em causa a sua segurança ou a de outros membros da sua família.<br /><p><embed src="http://www.youtube.com/v/nqGePhFf01I&hl=" width="500" height="315" type="application/x-shockwave-flash" allowfullscreen="true" allowscriptaccess="always" border="1" color1="0xe1600f&color2=" fs="1&rel="></embed></p><p></p><p></p>Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-779057005609275736.post-74976729233160698552009-02-20T08:20:00.000-08:002009-02-20T08:24:28.983-08:00Trailer ALINHA<object width="400" height="225"><param name="allowfullscreen" value="true" /><param name="allowscriptaccess" value="always" /><param name="movie" value="http://vimeo.com/moogaloop.swf?clip_id=2546361&server=vimeo.com&show_title=1&show_byline=1&show_portrait=0&color=&fullscreen=1" /><embed src="http://vimeo.com/moogaloop.swf?clip_id=2546361&server=vimeo.com&show_title=1&show_byline=1&show_portrait=0&color=&fullscreen=1" type="application/x-shockwave-flash" allowfullscreen="true" allowscriptaccess="always" width="400" height="225"></embed></object><br /><a href="http://vimeo.com/2546361">Trailer ALINHA</a> from <a href="http://vimeo.com/user1047115">Manuel Guerra</a> on <a href="http://vimeo.com">Vimeo</a>.<br /><br />" Múltiplas histórias convergem para um ponto. <br /><br />Vários jovens do ensino secundário, Catarina, Diogo, Francisco, Tiago e Mário, cujas vidas balançaram entre o desespero e a ridicularização, apresentam-nos o seu dia-a-dia. Retalhos de situações aparentemente banais, revelam os seus quotidianos. O vestir de uma camisola que suscita uma tensão, um copo que vai vertendo gotas de leite, um passeio solitário no meio de uma Sociedade frenética, um desenho incompreendido e uma espera inquietante, tudo situações que tornam claras as evidências procuradas. <br /><br />Jovens que procuram uma nova atitude perante a vida. Uns foram incompreendidos e outros agredidos. As razões infelizes foram várias. Mas ambos têm em comum o seguinte: por momentos do dia eram o alvo dos olhares, dos “gozos”, do repúdio, da confrontação, da agressão e das várias situações constrangedoras. A raiz desse ódio confuso está-lhes ainda inacessível. Alguns chegaram a pensar que essas situações seriam somente resultado das suas atitudes. Achavam ser o que os outros continuadamente afirmavam. <br /><br />O presente é o reflexo dessas situações passadas. Alvo de uma nova visão serão as consequências directas que actualmente são visíveis na vida destes jovens. Uma viagem cuidada a universos íntimos na tentativa de descortinar a solução para o emaranhado de todas estas linhas cruzadas. Tudo será revisitado. Um pátio de escola, um refeitório abandonado, uma rua sombria, um campo solitário e um transporte sem destino. Viagem a fantasmas incompreendidos."Unknownnoreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-779057005609275736.post-57972464620813314262009-02-02T09:23:00.000-08:002009-02-02T09:29:31.108-08:00Cyberbullies colegas mais comuns que predadores onlineOs perigos que as crianças enfrentam online são similares àqueles que elas encontram no mundo real, de acordo com um novo relatório de investigadores da Harvard University. Mas alguns Procuradores Estaduais receiam que o relatório minimize os riscos que as crianças enfrentam dos predadores virtuais.<br /><br />Notícia <a href="http://www.washingtonpost.com/wp-dyn/content/article/2009/01/24/AR2009012400182.html?hpid=topnews">Challenging Assumptions About Online Predators</a> no The Washington PostUnknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-779057005609275736.post-83223883765006367942009-02-02T09:18:00.000-08:002009-02-02T09:22:26.563-08:00Violência nas escolas retratada em ‘Bullying’A peça ‘Bullying’, inserida no Programa de Teatro para a Educação, num projecto desenvolvido pela ACTA - A Companhia de Teatro do Algarve, estreia hoje, 2 de Fevereiro, na Escola Secundária de Tavira, num espectáculo que terá duas sessões, às 10h00 e às 14h00.<br /><br />O espectáculo aborda a problemática da violência no meio escolar, a partir de diversas situações enquadradas por um jogo dramático desenvolvido numa vertente interactiva, que permite aos alunos assumirem diferentes papéis: professor, pai, auxiliar de acção educativa ou membro da Comissão Executiva da escola. <br /><br />A agressão física e verbal, a indisciplina no espaço escolar, inclusive na sala de aula, são situações com as quais os alunos são confrontados durante a sessão.<br /><br />‘Bullying’ resulta de uma criação colectiva de Paulo Moreira, Glória Fernandes e Luís Miranda, com encenação de Paulo Moreira, e tem a participação dos actores Elisabete Martins, Mário Spencer, Pedro Mendes e Tânia Silva.<br /><br />O projecto é desenvolvido através de um protocolo de cooperação cultural que a ACTA celebra anualmente com várias autarquias e a Direcção Regional de Educação do Algarve e estão, até 25 de Março, agendadas sessões em diversas escolas dos municípios de Faro, Vila Real de Santo António, Lagoa, Loulé, Portimão, de novo Tavira, Olhão e Albufeira. <br /><br />Via <a href="http://www.correiomanha.pt/noticia.aspx?contentid=C5C5D734-D3A5-41DA-A1C1-C97876FCBAA1&channelid=00000013-0000-0000-0000-000000000013">Correio da Manhã</a>Unknownnoreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-779057005609275736.post-36029077984062514992009-01-20T09:13:00.000-08:002009-01-20T09:18:39.462-08:00Banindo os BulliesO Cyberbullying na escola ou durante as atividades escolares será banido para os alunos na Califórnia, desde 1 de Janeiro.<br /><br />"A lei permide aos directores das escolas a possibilidade de suspender ou expulsar alunos que façam bullying aos colegas através de um aparelho electrónico como um telemóvel/celular ou um sítio de redes sociais na internet, como o MySpace ou o Facebook . . ."<br /><br />Fonte: <a href="http://www.dailybulletin.com/news/ci_11286458">School cyberbullying law takes effect Jan. 1</a>Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-779057005609275736.post-44809595022071879622009-01-15T09:18:00.000-08:002009-01-15T09:32:34.644-08:00Pais pedem aos alunos que considerem o efeito do bullying onlineJohn Halligan, cujo filho de 13 anos cometeu suicídio depois de ter sofrido bullying online, não quer o mesmo destino atinja mais alguém. Ele está alevar a sua mensagem directamente aos estudantes, que são de acordo com ele quem tem a chave para parar esse tipo de comportamentos ao transmitirem aos seus pares ensinamentos sobre os efeitos do cyberbullying.<br /><br />Mais informação no artigo (guardado pelo Google em cache) do jornal <a href="http://74.125.77.132/search?q=cache:e585Y8XQBDMJ:www.burlingtonfreepress.com/article/20081107/NEWS02/811070312+John+Halligan+The+Burlington+Free+Press+(Vt.)/The+Associated+Press&hl=pt-PT&ct=clnk&cd=1&gl=pt">The Burlington Free Press</a><br /><br />O pai também criou uma página internet em <a href="http://www.ryanpatrickhalligan.org/">Memória ao Filho</a> e com vária informação sobre a temática.<br /><br />Pode ainda ver uma <a href="http://www.pbs.org/wgbh/pages/frontline/kidsonline/interviews/halligan.html">entrevista ao pai</a>.Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-779057005609275736.post-38664114723213029212008-10-03T08:35:00.001-07:002008-10-03T08:46:34.704-07:00Artigos recentes sobre Cyber-Bullying e BullyingDa revista Forbes, o artigo, "<a href="http://www.forbes.com/2008/09/15/bully-school-cyber-forbeslife-cx_avd_0915health.html">How to Stop Cyber-Bullying</a>" (<strong>Como fazer Stop ao Cyber-Bullying</strong>)<br />http://www.forbes.com/2008/09/15/bully-school-cyber-forbeslife-cx_avd_0915health.html<br /><br />* "<a href="http://www.nzherald.co.nz/topic/story.cfm?c_id=137&objectid=10524874&pnum=0">Why kids don't tell on cyberbullies</a>" (<strong>Porque os miúdos não falam sobre o Cyber-Bullying</strong>)<br />http://www.nzherald.co.nz/topic/story.cfm?c_id=137&objectid=10524874&pnum=0<br /><br />* "<a href="http://www.usatoday.com/tech/webguide/internetlife/2008-07-14-cyberbullying_N.htm">Cyberbullying grows bigger and meaner with photos, video</a>" (<strong>O Cyber-Bullying está cada vez maior e pior com fotografias e vídeos</strong>) http://www.usatoday.com/tech/webguide/internetlife/2008-07-14-cyberbullying_N.htm<br /><br />* "<a href="http://www.canada.com/montrealgazette/news/story.html?id=3162357e-fa71-4e87-acd5-a5c3e64a18ce">Online bullying should be a criminal offense</a>" (<strong>Bullying na Internet devia ser uma ofensa criminal</strong>), dizem educadores do Canadá<br />http://www.canada.com/montrealgazette/news/story.html?id=3162357e-fa71-4e87-acd5-a5c3e64a18ce<br /><br />* "Internet program teaches harms of bullying to elementary students" (<strong>Programa Internet ensina os perigos do bullying a alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico</strong>)<br />http://www.jsonline.com/story/index.aspx?id=769920<br /><br />* "Standing up to cyberbullies" (<strong>Enfrentando os cyberbullies</strong>), perguntas e respostas com o especialista Mike Donlin, das escolas públicas de Seattle http://www.schoolcio.com/showArticle.php?articleID=196604538<br /><br />[Continua]Unknownnoreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-779057005609275736.post-53675822783821749242008-08-08T08:35:00.000-07:002008-08-08T08:49:37.058-07:00Bullyng das crianças pode ter as suas raízes nos paisAs crianças educadas por pais muito exigentes são mais propícias a tornarem-se bullies, enquanto aquelas que são criadas em ambientes mais tolerantes são menos propícias a incomodarem outras crianças, de acordo com uma investigação apresentada no encontro anual da American Sociological Association.<br /><br />"As crianças aprendem dos seus pais a como se comportar e interagir com os outros.", disse Elizabeth Sweeney. "As crianças que expermimentam hostilidade, abuso, disciplina física e outros comportamentos agressivos por parte dos seus pais são mais propícias a modelarem tal comportamento nos seus relacionamentos com os seus pares.<br /><br />Para ler +, visitar ScienceDaily, artigo <a href="http://www.sciencedaily.com/releases/2008/08/080804111636.htm">The School Bully: Does It Run In The Family?</a> (O Bully na Escola: Nasce com a Família?Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-779057005609275736.post-89583959378781046622008-07-14T08:59:00.000-07:002008-07-14T09:07:54.595-07:00Empatia das crianças pode conduzir a uma melhor compreensão do bullyingOs cérebros das crianças normalmente respondem ao verem outras pessoas com dor como se se elas próprias estivessem activamente a experenciar o trauma, sugere uma investigação feita com o <em>scanning</em> do cérebro publicada na publicação <em>Neuropsychologia</em>. <br /><br />" O que nos mostra é que nós temos esta capacidade inata de dar eco à dor dos outros. Esse é provavelmente um passo muito importante em direcção à empatia", disse o investigador Jean Decety da University of Chicago. <br /><br />Leia o artigo em <a href="http://abcnews.go.com/Health/MindMoodNews/wireStory?id=5353623">Empathy Comes Naturally to Children: Study</a> (ABC News/Reuters)Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-779057005609275736.post-59679922723328942892008-05-23T08:30:00.000-07:002008-05-23T08:35:09.263-07:00Nova linha telefónica vai apoiar vítimas de "bullying"Aproveitava para divulgar duas notícias recentes na imprensa portuguesa, sobre o mesmo assunto:<br /><br /><a href="http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1328148">Jornal Público</a>:<br /><br />O espaço prevê uma linha telefónica e um endereço electrónico para os alunos<br /><br /><strong>Associação Nacional de Professores lança uma estrutura para responder à violência nas escolas</strong> <br /><br />08.05.2008 - 17h29 Lusa<br /><br />A Associação Nacional de Professores (ANP) apresentou hoje o espaço "Convivência nas Escolas", uma estrutura que pretende dar uma resposta integrada aos fenómenos de conflito e violência no espaço escolar, com especial atenção para o problema do "bullying".<br /><br />“Criámos uma estrutura que é um passo em frente na resposta a situações de conflito e violência escolar, integrando uma resposta para alunos, professores, famílias e escolas”, afirmou João Grancho, presidente da ANP.<br /><br />Esta nova estrutura envolve a actual linha telefónica SOS Professores (808 962 0069), que visa apoiar os docentes em situações de conflito, violência e indisciplina, a que se junta um núcleo dedicado aos alunos e às famílias.Este núcleo, que visa prestar apoio a alunos vítimas de bullying, inclui uma linha telefónica (808 968 888) e um endereço electrónico (bulialuno@anprofessores.pt ).A linha telefónica começa a funcionar a 12 de Maio e vai manter-se em período de experiência até ao final deste ano lectivo, estando disponível entre as 18h00 e as 20h00.<br /><br />Segundo João Grancho, em Setembro, a ANP espera poder lançar dois guias sobre bullying, um destinado a alunos e outro aos pais e encarregados de educação.<br /><br />A atenção que a ANP dedica à questão do bullying, que é um conflito entre alunos, resulta dos estudos feitos nas escolas portuguesas, segundo os quais entre 25 e 50 por cento dos alunos já estiveram envolvidos - como vítimas ou agressores - em situações deste género.<br /><br />“Queremos contribuir positivamente para a convivência na escola”, frisou o presidente da ANP, defendendo que “mais do que combater a violência, é necessário promover a prevenção da violência”.João Grancho salientou que esta iniciativa "não surge para pôr em causa a escola pública", salientando que "o que se pretende é que o acto de ensinar e de aprender decorra dentro das regras da convivência e da cidadania". "Não somos um instrumento de oposição a nada, somos um instrumento de apoio ao funcionamento das escolas", assegurou.<br /><br />A iniciativa 'Convivência nas Escolas' conta com o apoio da Universidade Lusófona do Porto, que, entre outras funções, desenvolve acções de formação para professores, alunos e encarregados de educação sobre a questão do bullying.<br /><br />João Grancho lamentou que a ANP tenha que suportar os custos destas iniciativas, frisando que "ao nível do Ministério da Educação, estas áreas não são tidas como prioritárias para financiamento na formação de professores".<br /><br /><a href="http://jn.sapo.pt/2008/05/09/sociedade_e_vida/nova_linha_telefonica_apoiar_vitimas.html">Jornal de Notícias</a>:<br /><br /><strong>Nova linha telefónica vai apoiar vítimas de "bullying"</strong><br /><br />Milhares de alunos em Portugal são vítimas das mais diversas formas de "bullying" (provocação/vitimação) - quer como agressores, quer como vítimas. E, muitas vezes, vivem o drama em silêncio, com medo. A partir da próxima segunda-feira, uma linha telefónica estará pronta para os ouvir e lhes dar a ajuda necessária, de forma confidencial é o 808 968 888.<br /><br />Os relatórios da UNESCO há muito lançaram o alerta entre 25% a 50% dos alunos são vítimas de "bullying". Se bem que o fenómeno da perseguição e provocação seja bem conhecido também entre nós, pouco tem sido feito. Quem o diz é a Associação Nacional de Professores (ANP) e investigadores da Universidade Lusófona do Porto que, em conjunto, apresentaram, ontem, no Porto, um projecto novo intitulado "conVivência nas escolas".<br /><br />João Grancho, presidente da ANP, salientou que o novo projecto é um passo além, depois da implementação da Linha SOSProfessor. Aquela linha de auxílio aos docentes vitimados por situações de conflito, indisciplina e violência escolares continuará a existir, no seio do Núcleo Professores, uma das vertentes do novo projecto.<br /><br />O "conVivência nas Escolas" englobará, também, o Núcleo Alunos e Famílias, vocacionado, sobretudo, para prestar apoio a alunos vítimas de "bullying", bem como às famílias e professores desses alunos. A nova linha de atendimento para alunos começará a funcionar a partir de segunda-feira até ao final do ano lectivo, diariamente, entre as 18 e as 20 horas.<br /><br />Os problemas revelados naquela linha serão ouvidos por técnicos especializados. Face à gravidade do problema, os casos serão posteriormente encaminhados para a ajuda de psicólogos, psicopedagogos ou mediadores de conflitos. O apoio será sempre dado através da linha e não em forma presencial.<br /><br />Contudo, o novo projecto vai mais longe. Pretende-se, sobretudo, promover a educação para a convivência nas escolas, sobretudo ajudando a prevenir e a combater fenómenos de conflitualidade, indisciplina e violência. Um protocolo com uma instituição madrilena permitirá difundir materiais pedagógicos.Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-779057005609275736.post-37980912721246264652008-04-28T08:17:00.000-07:002008-04-28T08:25:13.979-07:00Estudo: Efeitos do bullying podem continuar na idade adultaOs adolescentes vítimas de de bullying social na escola podem continuar a sentir os efeitos de depressão e ansiedade como jovens adultos, de acordo com um estudo da University of Florida publicado na publicação Psychology in the Schools. "Mesmo que as pessoas já estejam fora do secundário, as memórias destas experiências continuam a ser associadas com depressão e ansiedade social," disse o principal autor Allison Dempsey. Via <a href="http://www.sciencedaily.com/releases/2008/04/080422143529.htm">ScienceDaily</a>Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-779057005609275736.post-60738743696052680522008-04-14T07:57:00.000-07:002008-04-14T08:06:18.948-07:00Os Bullies tendem a ter relações problemáticas com os seus pais, amigosA próxima vez que haja um bully entre os seus alunos, talvez queira considerar o seguinte: os miúdos que abusam os seus pares tendem a ter relações problemáticas com os seus pais e amigos e podem continuar problemáticos durante a adolescência se esses problemas não forem resolvidos precocemente, afirmaram investigadores da York University and Queen's University, no Canadá.<br /><br />"Concentar-se só na criança não é suficiente. O Bullying é um problema de relacionamento,” disse a principal autora do estudo Debra Pepler, uma professora de psicologia na Universidade de York, além de cientista no Hospital for Sick Children. "As crianças que fazem o bully estão a utilizar o poder e agressão para controlar os outros. Nós precisámos observar os seus relacionamentos com os seus pais e com os amigos que também podem abusar dos outros.”Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-779057005609275736.post-49340156921467725912008-03-14T09:21:00.000-07:002008-03-14T09:26:18.624-07:00Bullying afecta mais as raparigas que os rapazesDe acordo com notícia no <a href="http://news.scotsman.com/education/Bullying-affects-girls-far-more.3857607.jp">The Scotsman</a>, o Bullying afecta mais as raparigas que os rapazes.<br /><br />O BULLYING atinge três quartos dos alunos nas escolas escocesas, sendo as raparigas as mais afectdas, de acordo com um novo estudo.Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-779057005609275736.post-56353381449525762852008-03-05T07:28:00.000-08:002008-03-05T07:39:21.781-08:00Lidando com incidentes de BullyingNão importa se os professores são muito diligentes a tentar prevenir o bullying, os incidentes podem acontecer. Se tal ocorrer, você pode tomar algumas medidas para lidar com esses incidentes e prevenir que eles fiquem fora de controlo.<br /><br />Algumas das estratégias são discutidas neste artigo da <a href="http://www.educationworld.com/a_curr/shore/shore074.shtml">Education World</a> (clicar para desenvolvimentos).<br /><br /><strong>Conheça as políticas de bullying da escola.</strong> (Se não existirem, fale com a direcção da escola para as criar.)<br /><strong>Leve os relatórios de ocorrências de bullying sério.<br />Actue rapidamente.<br />Tente lidar com os problemas de forma privada.<br />Informe a Direcção da Escola.<br />Apoie a vítima.<br />Ajude a vítima a desenvolver capacidades para lidar com o problema.<br />Tente contactar e comunicar com o bully.<br />Monitorize a situação.</strong>Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-779057005609275736.post-67512670361176902462008-02-25T08:51:00.000-08:002008-02-25T08:55:40.804-08:00Sítios sobre Bullying no BrasilGostava de sugerir este três:<br /><br /><a href="http://nomorebullying.blig.ig.com.br/">No more bullying</a><br /><br /><a href="http://www.diganaoaobullying.com.br/">Diga não ao bullying</a><br /><br /><a href="http://www.bullying.com.br">PROGRAMA DE REDUÇÃO DO COMPORTAMENTO AGRESSIVO ENTRE ESTUDANTES </a><br /><a href="http://nomorebullying.blig.ig.com.br/" target="_blank" rel="nofollow"></a>Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-779057005609275736.post-4013484317048930202008-02-25T08:44:00.000-08:002008-02-25T08:51:22.213-08:00Alunos evitam usar casas de banho em más condiçõesAs crianças na Escócia estão a evitar casas de banho em más condições das escolas pois têm medo de serem apanhadas por bullies, o pessoal da limpeza afirmou a um jornal.<br /><br />Muitas casas de banho estão fechadas durante longos períodos de tempo durante o período escolar, enquanto outras estão em tão más condições que os alunos preferem esperar até chegarem a casa.<br /><br />O British Cleaning Council avisou que algumas crianças estavam mesmo a desenvolver problemas de continência como resultado destas situações.<br /><br />Artigo completo no <a href="http://news.scotsman.com/education/Pupils-39avoid-using-poor-school.3719159.jp">The Scotsman</a>.Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-779057005609275736.post-68389100200002299312008-02-25T08:37:00.000-08:002008-02-25T08:44:29.273-08:00O que é "bullying"Na sequência da notícia <a href="http://jn.sapo.pt/2008/02/22/primeiro_plano/aluna_12_anos_espancada_seis_colegas.html">Aluna de 12 anos espancada por seis colegas na escola</a>, o <a href="http://www.jn.pt/">Jornal de Notícias</a> explica <a href="http://jn.sapo.pt/2008/02/22/primeiro_plano/o_e_bullying.html">O que é "bullying"</a>:<br /><br /><strong>O que significa esta expressão</strong><br /><br />É um termo de origem inglesa utilizado para descrever actos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (bully) ou um grupo com o objectivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo) incapaz/es de se defender. A palavra "bully" significa "valentão", o autor das agressões.<br /><br /><strong>Onde é que ele pode ocorrer</strong><br /><br />Pode ocorrer em situações envolvendo a escola ou faculdade/universidade, o local de trabalho, os vizinhos e até mesmo países. Qualquer que seja a situação, a estrutura de poder é típicamente evidente entre o agressor (bully) e a vítima.<br /><br /><strong>Características dos "bullies"</strong><br /><br />Pesquisas indicam que adultos agressores têm personalidades autoritárias, combinadas com uma forte necessidade de controlar ou dominar. Também tem sido sugerido que um défice em habilidades sociais e um ponto de vista preconceituoso sobre subordinados podem ser factores de risco. É frequentemente sugerido que os comportamentos agressivos têm origem durante a infância.<br /><br /><strong>Alguns tipos de bullying</strong><br /><br />Os bullies usam uma combinação de intimidação e humilhação, como insultos, ameaças, chantagem, acusações, ataques físicos , rumores negativos sobre a vítima. Podem, ainda, usar tecnologias de informação para praticar o cyberbullying (criar páginas falsas sobre a vítima em sites de relacionamento, publicação de fotos etc). Em alguns casos, o bully dá alcunhas com base em características que a vítima não quer que sejam alardeadas.<br /><br /><strong>A escola como local de bullying</strong><br /><br />Em escolas, o bullying ocorre geralmente em áreas com supervisão adulta mínima ou inexistente, dentro ou fora da escola. Aqui, o bullying pode assumir, por exemplo, a forma de avaliações abaixo da média ou não retorno das tarefas escolares.<br /><br /><strong>Acompanhamento das crianças</strong><br /><br />O acompanhamento próximo dos pais é importante, de forma a perceber sinais que possam surgir no comportamento das crianças. Muitos casos tendem a suceder na entrada na adolescência e, por isso, são, frequentemente, classificados como reacções da "idade do armário".Unknownnoreply@blogger.com0