quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Data para atacar o Bullying: Dia Escolar da Não-Violência e da Paz

Notícias sobre o Dia Escolar da Não-Violência e da Paz, que proponho seja o dia para discutir o Bullying em 2009:


Iniciativa pioneira, independente e não-governamental, levada avante pelo pedagogo e poeta espanhol Llorenç Vidal, a comemoração deste dia, a partir de 1964, teve como objectivo chamar a atenção para a necessidade de uma educação permanente pela Não-Violência e pela Paz. Nesta data (dia da morte de Mahatma Gandhi), procura-se igualmente sensibilizar para a tolerância, solidariedade e respeito pelos direitos humanos junto das escolas de todo o mundo.Recursos:* Fundamentos teóricos do "Dia Escolar da Não-Violência e da Paz" (DENIP)* Seminario Galego de Educación para a Paz
posted by Pax Christi Portugal at 09:32

Dia Escolar da Não-Violência e da Paz 2008-01-28

Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Escola Básica 2.3 associa-se à comemoração No dia 30 de Janeiro celebra-se em todo o país o Dia Escolar da Não-Violência e da Paz. À semelhança de anos anteriores, a Escola Básica 2.3 de Mortágua vai assinalar a data com várias iniciativas, reconhecendo a necessidade de promover e desenvolver os valores da paz, e de solidariedade nos nossos jovens. A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) instituiu que a actual década seria dedicada à Cultura da Paz pela Educação. Na parte da manhã, está prevista a presença da Dra. Maria Teresa Silva Maia, que é invisual, e irá apresentar o tema: “ Construir a Paz, respeitando a diferença”. Será também inaugurada uma exposição sobre a escrita para cegos - o Braille -, onde se poderá observar a documentação e os instrumentos utilizados pelos cegos para poderem ler. Esta exposição intitulada “Como vêem os cegos”, estará patente naquela Escola até ao dia 12 de Fevereiro. A tarde, na Sala Polivalente da Biblioteca Municipal, será apresentado o livro “Um Olhar sobre os Prémios Nobel da Paz”, da autoria da Profª. Paula Marques, docente de Educação Moral e Religiosa Católica na Escola Básica 2.3 de Mortágua. A comemoração do Dia Escolar da Não-Violência e da Paz partiu do poeta, pedagogo e pacifista espanhol, Llorenç Vidal, sendo assinalado desde 1964. A data da comemoração, 30 de Janeiro, não foi escolhida ao acaso. É o dia da morte do fundador da nação Indiana, Mahatma Gandhi (1948), que foi um acérrimo defensor e paladino da paz, da não-violência, da justiça, da tolerância entre os povos.


DIA ESCOLAR DA NÃO VIOLÊNCIA E DA PAZ
Para assinalar este dia, a BE/CRE associou-se às actividades promovidas pelos alunos de EMRC e pela turma g do 6.º ano. Inciou a sua participação com a exposição sobre “Prémios Nobel da Paz” destacando os laureados da última década e dez dos premiados ao longo do século XX, principalmente, aqueles cujos nomes retivemos na memória.
Também na sala dos professores, a equipa da biblioteca colocou mensagens de paz em cada uma das mesas.


E porque a vida é um jogo, deve ser encarada com FAIR-PLAY para que cada um de nós seja agente de paz, os alunos do 9.ºA, orienatdos pela professora de Ana Grilo, produziram na aula de Educação Física as frases que preencheram a árvore da paz que plantámos sobre o MUNDO.

Nenhum comentário: