segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

O que é "bullying"

Na sequência da notícia Aluna de 12 anos espancada por seis colegas na escola, o Jornal de Notícias explica O que é "bullying":

O que significa esta expressão

É um termo de origem inglesa utilizado para descrever actos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (bully) ou um grupo com o objectivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo) incapaz/es de se defender. A palavra "bully" significa "valentão", o autor das agressões.

Onde é que ele pode ocorrer

Pode ocorrer em situações envolvendo a escola ou faculdade/universidade, o local de trabalho, os vizinhos e até mesmo países. Qualquer que seja a situação, a estrutura de poder é típicamente evidente entre o agressor (bully) e a vítima.

Características dos "bullies"

Pesquisas indicam que adultos agressores têm personalidades autoritárias, combinadas com uma forte necessidade de controlar ou dominar. Também tem sido sugerido que um défice em habilidades sociais e um ponto de vista preconceituoso sobre subordinados podem ser factores de risco. É frequentemente sugerido que os comportamentos agressivos têm origem durante a infância.

Alguns tipos de bullying

Os bullies usam uma combinação de intimidação e humilhação, como insultos, ameaças, chantagem, acusações, ataques físicos , rumores negativos sobre a vítima. Podem, ainda, usar tecnologias de informação para praticar o cyberbullying (criar páginas falsas sobre a vítima em sites de relacionamento, publicação de fotos etc). Em alguns casos, o bully dá alcunhas com base em características que a vítima não quer que sejam alardeadas.

A escola como local de bullying

Em escolas, o bullying ocorre geralmente em áreas com supervisão adulta mínima ou inexistente, dentro ou fora da escola. Aqui, o bullying pode assumir, por exemplo, a forma de avaliações abaixo da média ou não retorno das tarefas escolares.

Acompanhamento das crianças

O acompanhamento próximo dos pais é importante, de forma a perceber sinais que possam surgir no comportamento das crianças. Muitos casos tendem a suceder na entrada na adolescência e, por isso, são, frequentemente, classificados como reacções da "idade do armário".

Nenhum comentário: