segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Violência nas escolas retratada em ‘Bullying’

A peça ‘Bullying’, inserida no Programa de Teatro para a Educação, num projecto desenvolvido pela ACTA - A Companhia de Teatro do Algarve, estreia hoje, 2 de Fevereiro, na Escola Secundária de Tavira, num espectáculo que terá duas sessões, às 10h00 e às 14h00.

O espectáculo aborda a problemática da violência no meio escolar, a partir de diversas situações enquadradas por um jogo dramático desenvolvido numa vertente interactiva, que permite aos alunos assumirem diferentes papéis: professor, pai, auxiliar de acção educativa ou membro da Comissão Executiva da escola.

A agressão física e verbal, a indisciplina no espaço escolar, inclusive na sala de aula, são situações com as quais os alunos são confrontados durante a sessão.

‘Bullying’ resulta de uma criação colectiva de Paulo Moreira, Glória Fernandes e Luís Miranda, com encenação de Paulo Moreira, e tem a participação dos actores Elisabete Martins, Mário Spencer, Pedro Mendes e Tânia Silva.

O projecto é desenvolvido através de um protocolo de cooperação cultural que a ACTA celebra anualmente com várias autarquias e a Direcção Regional de Educação do Algarve e estão, até 25 de Março, agendadas sessões em diversas escolas dos municípios de Faro, Vila Real de Santo António, Lagoa, Loulé, Portimão, de novo Tavira, Olhão e Albufeira.

Via Correio da Manhã

Um comentário:

Catarina Garcia disse...

Vim agradecer-lhe ter criado este blog. É um assunto muito importante. A quantidade enorme de crianças que sofreram e sofrem de bullying nas escolas é enorme e é uma pena só agr se falar deste assunto. Criam-se traumas para toda a vida.
Durante anos sofri na pele este mesmo problema e só me ajudaram quando chegou a um extremo. Talvez agora com esta divulgação seja mais fácil percepcionar estes casos.